Sanguíneo/ Cardíaco

Fogo, verão. A energia vital é exuberante como o sol do meio dia em pleno verão, irradiando o seu calor em todas as direções. A semente que germinou com a primavera já produz flores e frutos. O todo se reflete na parte.

Também temos um sol em nós, representado pelo coração, que irradia calor humano através dos sentimentos de alegria.

Qualquer problema envolvendo a troca de calor humano revela desequilíbrios em fogo. O cardíaco tem excesso de fogo no coração, o que se reflete em euforia, hiperexcitação, riso à toa, desejos fortíssimos que podem atropelar os outros, às vezes agindo até com descaso pelos sentimentos alheios e pelos próprios; tudo isso revela desequilíbrio em fogo.

A fortaleza de fogo está na capacidade do coração em governar os sentimentos, o excesso ou a deficiência de fogo vão fazer com que a pessoa negue o que sente, ou que tenha medo de demonstrar, ou ainda que se mostre excitada demais com seus sentimentos. Isso geralmente se reflete no comportamento sexual, onde qualquer desequilíbrio pode ser deslocado para a comida. Uma pessoa em fogo, se estiver frustrada, bufa, grunhe, rosna, resmunga, cria bolsas sob os olhos, mostra sintomas de desarmonia em água, desenvolve cálculos renais, depressões respiratórias e problemas de pele, perde o seu dom natural de comunicação e se isola para sobreviver.

O elemento fogo exemplifica a decisão, a grande fé em si mesmo, o entusiasmo, uma força sem limite e uma honestidade direta, às vezes até demais. Necessita de muita liberdade e garante espaços para si mesmo por meio da insistência em seus pontos de vista; a pessoa com esta ênfase pode se consumir no fogo de sua atividade.

A baixa energia de Rins implica em hipofunção renal, órgãos genitourinários não muito desenvolvidos e sistema reprodutor não menos funcional, brilho nos olhos, pele seca e clara. A energia da água alimenta os ossos, uma baixa energia de água acarreta esqueleto fraco, predispõe à osteoporose, artrose e atrofias, governa ainda o sistema nervoso, predispondo a nevralgias e neuropatias em geral, sem contar que o desequilíbrio dos rins levam a um desequilíbrio emocional, gerando ansiedade, tensão e inquietude.

O excesso de fogo no coração e a falta de água nos rins resultam em palpitação, dor precordial, taquicardia, arritmias cardíacas e espasmo coronariano. O Estômago em estado congestivo (excesso de Yang) predispõe a gastrite, úlceras pépticas, esofagites e refluxo por hérnia de hiato.

O excesso de fogo subindo leva a um aumento do volume de sangue na face, brilho nos olhos, enxaqueca, zumbido nos ouvidos, cefaléia tensional, rigidez na nuca e no pescoço devido à congestão energética dos meridianos do intestino delgado e do estômago, causando desequilíbrios entre os rim e baço/ pâncreas, podendo causar diabetes mellitus, com maior incidência de diabetes juvenil. O excesso de fogo subindo lesa a energia metal do pulmão, causando tosse seca (noturna), asma brônquica e bronquite crônica.

O Biotipo Cardíaco tem sido associado à variedade Oral de caráter da classificação psicanalítica. No caráter oral, como o próprio nome indica, a fixação da libido ocorre na etapa Oral do desenvolvimento Psicosexual. Uma gratificação oral acentuada poderá resultar em um indivíduo onde o otimismo e o senso de segurança serão característicos e por vezes excessivos. A insatisfação oral infantil exacerbada, por sua vez, poderá produzir traços depressivos ou sádicos. É relativamente frequente estes indivíduos reagirem às frustrações de forma violenta, utilizando-se, inclusive, da força para conseguir a gratificação das suas vontades, às vezes tende a comportar-se como uma "mãe nutridora", daí que tanto o altruísmo exagerado como a mesquinhez podem ser relacionados a conflitos relativos à oralidade. Independência e auto-suficiência são prevalentes, frequentemente encobrindo uma necessidade de passividade e dependência. A inquietação ou o desassossego, bem como a ansiedade, a pressa, a impaciência obstinada e o desejo de satisfação imediata frequetemente o leva a abandonar o que iniciou; apesar de ser eventualmente capaz de grandes expressões de força de vontade. Aqui deve estar localizada a origem do apetite exagerado por comida, predominância de traços orais de caráter tem sido assinalada na maioria dos indivíduos toxicômanos em geral, seja o vício, a bebida, o ópio, o cigarro, a comida, etc.

Em dados momentos, podem apresentar-se como indivíduos alegres, seguros de si, otimistas, entusiastas, sempre buscando relatar seus feitos bem sucedidos. Em outras ocasiões, no entanto, acontece a auto-depreciação, a depressão e aí podem sentir-se vazios, fracos, incapazes e necessitados de apoio, cuidado e atenção.

Parece existir ainda uma correlação entre o Biotipo Cardíaco e o Tipo Pensamento da classificação de Jung. A hiperenergização do coração e do intestino delgado corresponde ao Tipo Pensamento Extrovertido, enquanto a variedade Introvertida pode equivaler aos Cardíacos que têm pouca energia Yin nos Rins e na Bexiga. Jung estabeleceu para esse tipo a prevalência do pensamento, enquanto o sentimento estará presente apenas em forma rudimentar ou primitiva, sendo assim hierarquizados: Pensamento – Percepção – Intuição – Sentimento.

Considerado uma mulher jovem em corpo de homem ou mulher, apresenta as seguintes características comportamentais: jovial, delicado, ansioso, amável, instável, tem instinto maternal em relação às pessoas de seu círculo de amizades, realiza-se com a maternidade. Se criticado, interioriza-se e é extremamente solidário. As aventuras podem tornar-se relações estáveis, pode ter orgasmo único e intenso, mas por ser o amor no ato sexual, primeiro procura satisfazer o outro; só procura amante se sentir-se rejeitado na relação estável, não se culpando por isso; tem ardor da juventude; é alegre; otimista; sorridente; inseguro nas situações desconhecidas, se colocado sob pressão; é dócil; tem espírito amoroso em relação à vida da qual sente sua leveza.

Pontos Positivos e Negativos da Personalidade:

 
Positivas Negativas
Comunicação Falta de Seriedade
Sensibilidade Superficial
Não se Ofende Irresponsabilidade
Otimismo Inconstância
Interesse Prazos e Horários
Humor Dispersão
Sociabilidade Não se Fixar
Criatividade Conversa Fútil
Alternativas Esquecimento
Animador Falhar Controles

Os Sentidos da Mente:

Cada biotipo apresenta um quadro estrutural que se manifesta por meio do sentimento, da intuição, da percepção e do pensamento – os sentidos da mente.

Quadro estrutural mental do biotipo cardíaco: Pensamento, Percepção, Intuição e Sentimento, a mente do cardíaco funciona da seguinte maneira: primeiro ele pensa, depois percebe, intui e sente, o que o torna pessoa emocional, fazendo com que somente chore por emoção.

Pensamento – É o ato ou o efeito de pensar, refletir e meditar; processo mental que se concentra nas ideias. O nosso pensamento existe quando vemos, sentimos ou compreendemos e praticamos; o pensador é aquele que pensa, que reflete, que tem ideias ou faz observações novas, profundas ou pessoais sobre determinado problema, colocando-o em prática.

Características/ reações – físicas e emocionais:

Quando fica nervoso, desenvolve manchas vermelhas na pele. As mãos e os pés ficam suando. Gostam muito de sapatos, numa liquidação compra vários pares e ao chegar em casa, se não gosta os descarta sem remorso. Faz suas necessidades fisiológicas no banheiro de porta aberta. Tem estopim curto. Gosta de comidas feitas no dia (comer sobras é ruim!). Não gosta de comer à noite. Gosta de encher a geladeira de comida.

Doa energia a todo mundo. Tem prazer oral, ou fala ou come. Volúvel exteriormente. Julga-se supremo realizador. Costuma acordar cedo. Não suporta ser criticado. Grava pela lógica. Fala muito em matar. Tem lateralidade esquerda (mãos e pés esquerdos maiores do que o lado direito). Ligado ao lado feminino (mãe). A mãe será sempre uma dominadora forte.

O homem deste biotipo, por ter reações de mulher jovem em corpo homem, tem que provar ser macho (todo desafio a sua masculinidade o torna extremamente agressivo). Ingênuo, dominado pelo coração. Acha que pode conquistar o mundo. Não se preocupa com roupa. Não gosta de comer na casa dos outros. Precisa de comida antes de sair de casa. Se solitário, não sente o peso da solidão.

Em desequilíbrio, poderá desenvolver loucura e/ ou fantasia.

Sendo uma mulher jovem em corpo de homem ou mulher, sente-se bem no meio de pessoas jovens, participando das conversas e atividades próprias da juventude.

Tem muita força no coração. Chora por emoção, porém primeiro quer brigar.

O cardíaco não desenvolve diabete insulínica, pois antes tem ataque cardíaco.

O cardíaco vê Deus como Ser prepotente, vaidoso e poderoso (não se ajoelha – quer brigar com Deus).

O milho destrói seu fígado, prende a sua cervical, traz insônia, tristeza e pânico (chora de tristeza se comer pipoca após às 18:00).

O açúcar provoca artrite e trava seus joelhos, podendo levá-lo à cadeira de rodas (não anda).

Os laticínios destroem seus rins, afetam o aparelho genital (provoca candidíase), provoca muco, rinite, sinusite, bronquite, racha o calcanhar, prende a bexiga, provocando dores nas costas. As pessoas desse biotipo só terão dor de cabeça e enxaqueca se ingerirem café, chocolate ou chá mate.

Engorda se ingerir batata, cenoura, beterraba, nabo e rabanete, pois não conseguem digerir esses alimentos, retendo todo o amido. A soja provoca raiva, inchaço, sudorese.

Em resumo: O cardíaco, na medicina chinesa, está ligado ao elemento fogo e ao órgão coração.
A filosofia ligada a este órgão é: Este é o princípio de diferenciação mais elevado no homem e é sua consciência una e incondicional; é o saber, ao invés de só pensar.

A estação do ano que mais sofre é o verão. O dia de semana de melhor atividade, a terça-feira. Cor vermelho. Fica estressado ao caminhar. A nota musical para equilibrá-lo – lá.

Prefere o sabor amargo e o odor queimado.

As pessoas do elemento fogo têm uma boa comunicação, são alegres, ansiosas, eufóricas, controladoras, doadoras, emotivas, normalmente tem facilidade com vendas, não sabem dizer não. Falam muito e alto.

O sal e a hortelã são seus remédios. Por terem baixa energia nos rins e muita força no coração, devem ingerir muita água.

A mulher deste biotipo realiza-se na maternidade e tanto o homem como a mulher realizam-se profissionalmente como professores.

Lembramos que temos características de todos os temperamentos, o que nem sempre confirma este ou aquele biotipo. Temos características de determinado biotipo por nos apresentarmos daquela forma, mas nem sempre é o temperamento real, o que torna difícil a identificação correta, principalmente quando a pessoa passa por períodos de pressão, estresse, cobranças, etc.