Obs: Não siga uma dieta alimentar sem antes consultar um especialista. Será prejudicial a sua saúde.
Como forma de proteção, geralmente nos apresentamos como um biotipo e somos outro. Testes da internet normalmente mostram como nos apresentamos, não o que realmente somos.
Temos características de todos os biotipos, mas apenas 1 prevalece.
Abacate temperado
Retire a polpa de um abacate médio e coloque-a no liquidificador. Adicione 2 xícaras (de chá) de caldo de carne e 1 potinho de iogurte desnatado, e bata até ficar cremoso. Tempere com sal e pimenta malagueta a gosto e leve à geladeira.
Antes de servir salpique cebolinha picada (2 colheres de sopa) sobre os pratos.
Chá da semente do abacate
Rale a semente de um abacate e acrescente sobre 4 xícaras de água QUASE em ebulição. Desligue o fogo, tampe com um pires e deixe em infusão por mínimo 10 minutos. Tome 3 vezes/dia, morno ou na temperatura ambiente.
Obs: A semente do abacate, além de auxiliar no emagrecimento por possuir capacidades termogênicas e ajuda a combater a ansiedade e a compulsão por comida, é um poderoso antimicrobiano, antifúngico, um antibiótico natural. Ela tem o poder de impedir a o surgimento da cândida e de diversas classes de fungos, além de nos proteger dos efeitos da picada do mosquito que transmite a febre amarela. Para obter maiores informações sobre a semente do abacate, clique aqui.
Sopa de Abacate
INGREDIENTES:
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de cebola picada
1 colher (chá) de alho bem picado
1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
4 xícaras (chá) de caldo de carne bem apurado
2 abacates médios
MODO DE FAZER
Numa panela média, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho, mexendo de vez em quando até a cebola murchar. Adicione a farinha, mexendo rapidamente para não encaroçar. Junte o caldo de carne, aos poucos, sempre mexendo, e cozinhe por uns 15 minutos. Despeje essa mistura no copo do liquidificador e bata até ficar uma massa lisa. Coloque-a de volta na panela.
Corte os abacates ao meio, retire o caroço e, com uma colher retire a polpa da casca. Corte em cubos e regue com vinagre de maçã para não escurecerem. Bata-os no liquidificador obtendo um creme fino (cerca de uma xícara e meia de chá). Junte-o à sopa, aqueça novamente em fogo baixo sem deixar ferver. Sirva imediatamente.
Patê de Berinjela
INGREDIENTES:
1 Berinjela
1 Cebola Média
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
1 pimenta malagueta
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
MODO DE FAZER:
Fervente levemente a beringela e bata no liquidificador junto com os demais ingredientes.
Leite de Arroz
INGREDIENTES:
2 xícaras de arroz, qualquer tipo, sem lavar
10 xícaras de água mineral ou 2 litros e meio
1/2 colher (chá) de sal
MODO DE FAZER:
1º Leve ao fogo a água com o arroz e o sal por 15 minutos, não mais que isso.
2º Passe o arroz com a água do cozimento pelo liquidificador, utilizando o modo pulsar em três pulsadas rápidas para apenas quebrar os grãos sem formar uma papa. Se você esperar o arroz esfriar ele cozinhará mais e absorverá mais água e mesmo produzindo o leite da forma descrita, ele ficará bem grosso.
3º Peneire mexendo delicadamente no arroz apenas para sair o líquido. Está pronto para ser utilizado.
Leite de Coco Caseiro
INGREDIENTES:
1 coco
900 ml de água mineral morna
MODO DE FAZER:
1º Fure o coco, retire a água e reserve.
2º Quebre o coco e leve-o ao forno quente por poucos minutos. Isto fará com que a polpa desprenda com mais facilidade. Com uma faca retire a polpa da casca dura.
3º Coloque a polpa no liquidificador junto com a água do coco que foi reservada e a água morna. Bata por uns 3 minutos.
4º Coe com um pano de algodão espremendo bem para retirar todo o leite. Está pronto para uso. Guarde o coco ralado no freezer para utilizá-lo em receitas.
Com a sobra do coco ralado você pode fazer outras receitas.
Leite de Amêndoas
INGREDIENTES:
1 e 1/2 xícara de amêndoas deixadas de molho por 12 horas e tendo a sua água trocada duas vezes;
4 xícaras de água mineral;
1/4 de colher das de chá de sal. O sal é importante para acentuar o sabor.
Modo de fazer:
1º Bata bem todos os ingredientes no liquidificador
2º Passe este liquido numa peneira dividido em duas partes. A papa de amêndoas que sobrou, adicione mais uma xícara de água mineral e volte ao liquidificador batendo novamente. Passe esta papa pela peneira.
3º Pegue todo o leite que foi peneirado e passe por um coador de pano ou por um pano de algodão limpo espremendo bem para retirar todo o resquício de polpa.
4º Está pronto para ser utilizado. Pode ser guardado na geladeira por 4 dias.
Bolo de Caneca
INGREDIENTES:
1 ovo
3 colheres (sopa) rasa de óleo de soja
4 colheres (sopa) rasa de açúcar
4 colheres (sopa) rasa de suco de laranja lima (ou manga, maçã, água, etc.)
5 colheres (sopa) rasa de farinha de trigo
1 colher (café) rasa de fermento
COBERTURA
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (chá) de suco de laranja lima
MODO DE FAZER:
Em uma caneca coloque um ovo e bata com o garfo. Adicione o óleo, o karo, o suco sempre misturando. Agregue a farinha e o fermento e misture até uniformizar. Leve ao microondas por 3 minutos potência máxima.
Cobertura: Misture tudo e cubra o bolo.
Receita super prática, rápida de fazer
Bolo de Aipim
INGREDIENTES:
1 kg de aipim
2 copos de açúcar
1 côco pequeno
2 copos de suco da fruta de sua preferência ou leite de arroz, amêndoas, de côco ou de mandioca (para ter o leite de mandioca, basta passá-la crua na centrífuga ou bater no liquidificador com água e coar, o que ficar na peneira, pode ser utilizado para fazer biju ou tapioca).
3 colheres de manteiga
3 ovos (gemas)
MODO DE FAZER:
Rale o aipim e o côco. Coloque um pouco de água no aipim e esprema bem. Junte o açúcar, a manteiga, os ovos e os outros ingredientes. Leve ao forno quente.
Alguns truques da culinária
– Sempre que fizer bolo ou pão de liquidificador com óleo, primeiro coloque no liquidificador os ovos (temperatura ambiente), bata e vá acrescentando o fio de óleo tipo maionese até a mistura ficar mais quente (5 minutos), esse é um dos segredos da culinária para o bolo ficar mais gostoso e não ficar oleoso.
– O pior da fritura é a gordura que espirra. Imagine que isso pode ser evitado salpicando sal no fundo da frigideira antes de acrescentar alimentos ou gordura.
– As receitas que contém fermento de pão, em geral pede-se para deixar dobrar de volume. A questão é calcular quando isso acontece. Existe uma maneira simples de saber quando a massa está crescida. Enfie seu dedo indicador até que fique inteiramente coberto na massa. Retire-o. Se depois de 1 ou 2 minutos ainda permanecer a depressão na massa é porque já terminou o período de crescimento.
– Às vezes queremos usar somente a metade de uma receita, mas aí chegamos a “3” ovos. Meio ovo é fácil de medir. Basta bater o ovo ligeiramente e depois medí-lo.
– A manteiga queima facilmente quando queremos fritar algo. Por isso, acrescente um pouco de óleo de soja
– Quando uma receita pede que se acrescente o líquido alternadamente com os ingredientes secos, comece e acabe com a farinha, pois assim o bolo ficará mais leve.
– Tábuas de madeira
Alegando que oferecem menos riscos de contaminação, a propaganda promove tábuas de plástico para cortar os alimentos na cozinha como sendo melhores do que as tábuas de madeira. Entretanto, pesquisas mostraram que este conceito está completamente errado e que as tábuas de madeira são mais seguras. Para a maioria das coisas na vida, o natural é melhor.
Obs: Cozinhe arroz integral com suco de frutas, verduras e legumes. Ficará bem mais saboroso.
– O pulmonar necessita de açúcar de cana (sacarose) na sua alimentação. Fonte de glicose para fortalecer seu fígado (órgão de choque) pois o mesmo tem baixa energia e equilibrar o baço, os rins e fortalecer também o coração.
– Todos podem comer frituras, desde que fritos no óleo ou na gordura recomendados.
Obs: a dieta específica a cada biotipo será fornecida após consulta.