"O seu alimento é o seu remédio" Hipócrates

Acupuntura Estética, Sistêmica, Craniana e Auricular.

Acupuntura ou Acupunctura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde.

Acupuntura consiste na estimulação de pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos”, para obter efeito terapêutico em diversas condições.

Atribui-se o nome “Acupuntura” a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses “Zhen” e “Jiu”, juntando as palavras latinas “Acum” (agulha) e “Punctum” (picada ou punção).

A tradução literal do termo chinês, no entanto, é bem diferente. O correto seria Zhen (agulha) e Jiu (moxa) ou seja “longo tempo de aplicação do fogo”.

A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas.

Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por agulhas, dedos (acupressão), stiper (do inglês Stimulation and Permanency – Estimulação Permanente), ventosa ou pelo aquecimento promovido por moxa ou seja longo tempo de aplicação do fogo”, – um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. Há também o método de estimulação por laser, ainda em estudos.

Ao estimular os pontos de acupuntura através de agulhas, dedos, stiper, ventosa ou moxa, há a estimulação do sistema nervoso para que libere substâncias químicas nos músculos, na medula espinhal e no cérebro, essas substâncias vão alterar a sensação de dor ou vão liberar produtos químicos e hormônios, influenciando o próprio sistema de regulação interno do corpo.

Portanto, a acupuntura estimula as habilidades naturais de cura, por produzir o equilíbrio energético e bioquímico no organismo, ajudando a promover o bem estar físico e emocional, podendo também ser utilizada em tratamentos relacionados à tensão, estresse e condições emocionais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a utilização da acupuntura nos seguintes tratamentos:

  • Distúrbios digestivos: gastrite e hiperacidez, constipação e diarreia.
  • Distúrbios respiratórios: sinusite, dor de garganta, bronquite, asma e infecções pulmonares recorrentes.
  • Distúrbios neurológicos e musculares: dores de cabeça, tiques faciais, dor no pescoço, neurite de costela, ombro congelado, cotovelo de tenista, tendinite, dor lombar, ciática e osteoartrite.

Os efeitos do tratamento ajudam a aliviar dores crônicas, como dor lombar e joelho, reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais, prevenir dores de cabeça da enxaqueca, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatoide e dor ciática.

Também pode ajudar a reduzir o estresse, ansiedade, depressão, insônia, impotência, alterações menstruais ou hormonais e problemas imunológicos.

Para maiores informações ou agendamento de consulta presencial ou online, entre em contato conosco através dos telefones: (11) 9.8529-7924 / (27) 9.9883-6003 de segunda a sexta das 8:00 às 18:00 ou através do whatsapp.

Se você preferir, utilize o nosso email contato@biotipoalimentar.com.br