Quiropraxia

A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao tratamento de problemas do sistema músculo-esquelético através de técnicas de terapia manual, exercícios e orientação postural. Os quiropraxistas procuram diminuir a dor e tensão, restaurando a movimentação normal.

Quem deve procurar um Quiropraxista?

As principais condições tratadas com Quiropaxia são:

Dores na coluna vertebral

Dores de cabeca

Dores e tensão muscular

Dores articulares

Restrições a movimentação

Como é o tratamento?

O tratamento proposto, após uma entrevista e exame clínico minuciosos, consiste de três fases integradas:

Terapia manual e métodos físicos

Exercícios para reabilitação

Orientação

Como é a terapia manual?

Varias técnicas foram desenvolvidas para restaurar a movimentação livre e indolor:

Articulações: manipulação ou ajustamento articular e um movimento rápido e preciso, normalmente acompanhado por um estalido. Após o ajustamento observa-se diminuição da dor, relaxamento muscular e aumento da mobilidade.

Músculos: realiza-se uma delicada palpação para localizar e dissipar áreas de tensão muscular seguida pelo alongamento passivo dos músculos.

Postura: dores músculo-esqueléticas costumam causar alterações posturais. Nestes casos são utilizados métodos de tração suave de forma a auxiliar a recuperação de uma postura normal.

Quanto tempo dura o tratamento?

Inicialmente os pacientes são tratados uma a tres vezes por semana, com reducão da frequencia conforme a melhora dos sintomas. É comum tratamentos durarem entre um e quatro meses.

Jão Tche Dô – O Caminho para a Postura Correta

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não é um conjunto de manobras de quiropraxia.

Enquadra-se em movimentos de realinhamento energético dentro da perspectiva da filosofia oriental, onde por alongamentos e trações muito suaves, corrige-se o desalinhamento vertebral, resgatando a normalidade do fluxo energético e com isso a melhora no quadro de dores de um indivíduo.

Dr. Eui Hak Choi, Médico Coreano, Doutor em Medicina Oriental , e Grão Mestre em HAP KI DO (Arte Marcial Coreana) criou esse sistema baseado em manobras simples e não agressivas a ponto de ser utilizada não apenas sobre uma maca mas em qualquer superfície plana onde se possa apoiar alguém que sofreu alguma lesão ou teve um mal jeito repentino.

O que inclui ajudar alguém que se machucou numa academia, numa festa, na casa de um parente, etc.

Um método simples e eficáz que com no máximo 10 minutos pode trazer devolta a alguém a harmonia e a tranquilidade.

Mas é importante ressaltar que essa técnica não dispensa o diagnóstico e os cuidados médicos uma vez que existem casos muito delicados para os quais essa técnica acaba não podendo ser indicada.

É uma técnica que complementa o trabalho médico, fisioterapêutico ou terapêutico corporal muito bem.